A Secretaria Municipal de Saúde, por determinação do prefeito Abilio Brunini (PL), assinou uma portaria definindo que os postos de saúde obrigatoriamente ofereçam um primeiro atendimento, independente de agendamento prévio. A regra vale para consultas com médicos, enfermeiros e dentistas que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde).
"Nossa proposta é garantir agilidade na atenção primária, dispensando assim as UPAs por motivos mínimos", contou a secretária municipal de saúde, Lucia Helena Barbosa Sampaio.
Ainda segundo a secretária, será realizada uma triagem semelhante à realizada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Depois, o paciente será avaliado pelo médico e receberá o tratamento.
A portaria foi elaborada baseada no princípio constitucional de acesso à saúde pública e na lei 8080/90, que determina as regras do SUS (Sistema Único de Saúde).
APS
A Atenção Primária à Saúde - APS é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Fonte: Gazeta Digital